Nosso foco é trabalhar as principais competências da liderança para líderes de área, supervisores e coordenadores
O papel do líder Lean
Supervisores / 4 ou 8 horas
Objetivos: Preparar a Liderança para conhecer e construir uma cultura enxuta na sua gestão
- Definição da cultura Lean
- Conceitos e Evolução do Lean Thinking
- Diferença entre Preço, Custo e Valor
- Os 7 desperdícios
- Atividades que agregam valor
- O papel do líder lean
- Competências comportamentais relevantes
- Mentalidade de crescimento x Mentalidade Fixa
- Lidando e gerenciando a rotina
- Liderança Ágil
- A importância do Genba
- DMAIC como ferramenta de melhoria contínua
Líder Coach
Coordenadores / 4 ou 8 horas
Objetivos: Apresentar ao time participante as melhores práticas e rotinas de uma liderança que atua diretamente com o nível operacional
- Conceitos de Qualidade
- Evolução e Histórico da Qualidade ao longo do tempo
- A busca pela produtividade e competitividade através da qualidade
- Conceitos de cliente interno e externo
- Controle da Qualidade – Inspecionar ou controlar o processo?
- Conceitos de processos
- A importância dos indicadores
- O ciclo PDCA de Controle de Processos
- O PDCA utilizado para manter a rotina
- O PDCA utilizado para melhorar continuamente os resultados
- Padronização como elemento fundamental da Qualidade
- As 7 ferramentas da qualidade – como usá-las de forma eficiente
- A Garantia da Qualidade e o papel das auditorias
- Como tratar os problemas com metodologia – Análise espinha-peixe, 5 por quês, MASP
- Promovendo mudanças utilizando o PDCA na implantação do 5S